Exposição de estudantes de Letras sobre genocídio em Gaza sofre depredação

https://www.ufes.br/conteudo/estudantes-de-letras-ingles-lancam-exposicao-que-analisa-traducao-de-conteudos-veiculados

Na manhã do dia 27 de agosto, apenas dois dias após a finalização da montagem, parte significativa de uma exposição organizada por estudantes do curso de Letras-Inglês da Ufes foi depredada e removida. As instalações, resultado de trabalhos de tradução, retextualização, análise crítica do discurso e análise da língua em uso, reuniam bandeiras da Palestina, cartazes, poemas, canções, dados estatísticos, códigos QR para acesso a plataformas digitais, produções sobre artistas palestinos mortos e sobreviventes, além de objetos simbólicos, como um pequeno caixão de papelão com espelho, em alusão ao assassinato de milhares de crianças palestinas.

Segundo relato da professora Junia Zaidan, o episódio de vandalismo representa um “ato de violência física e simbólica contra a autonomia didático-científica”. Um terço do material instalado no espaço entre a cantina do Honofre e a copiadora desapareceu ou foi danificado, enquanto a totalidade da exposição instalada na passarela perto da bifurcação entre os prédios IC3 e IC4 foi retirada. No espaço deixado pela depredação, foi pendurada uma camiseta com a inscrição “REFA” e a imagem de duas mãos em posição de oração.

A mostra fazia parte de um projeto interclasse desenvolvido desde julho por três turmas da professora Junia Zaidan, com trabalhos elaborados a partir de debates, pesquisas e análises críticas sobre o genocídio do povo palestino. A iniciativa envolveu disciplinas como Introdução aos Estudos da Tradução, Práxis: Tradução e Ensino e Sociolinguística do Inglês. A docente e reiterou o compromisso das turmas em refazer os projetos e reinstalar a exposição “quantas vezes forem necessárias”.

A direção do CCHN foi comunicada da ocorrência e deverá encaminhar a solicitação de apuração junto aos setores competentes da universidade, incluindo a Superintendência de Infraestrutura, responsável por possíveis registros de câmeras de segurança.

Fonte da foto

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910