Notícias

Metafísica de carrasco: dê-me um L1!

Se você não avaliará este livro para a Plataforma Sucupira, não é masoquista e não tem curiosidade mórbida, siga em frente sem ler. Compelle exire, contrariando Jesus em Lucas 14:23. Caso vá se debruçar sobre os indicadores formais de qualidade para classificação no Qualis Livro, facilito o seu trabalho — uma mão lava a outra. Pode confiar, como Abraão um dia confiou.

Metafísica de Carrasco segundo Jacques Fux

"Jorge Luis Borges e Ricardo Piglia sugerem que a ficção tem um poder muito maior do que a “realidade” – do que o fato ou a ação em si – já que ela não se prende à mera imitação ou cópia, mas concebe universos e engendramentos que desvelam a lógica, a estrutura e as veredas recalcadas. Neste intricado Metafísica de carrasco, Vitor Cei nos mostra como essa ficção é capaz de transcender e elucidar uma realidade que foi vivida e encarada de forma paradoxal por grupos extremistas.

Gaspar Paz: "Vitor Cei e a acuidade política do riso"

Como diz a canção, “a história se repete, mas a força deixa a história mal contada”. Nesta prosa experimental de estreia, Vitor Cei desdiz a fórmula ao distopizar e repisar a história brasileira recente para reescrevê-la a contrapelo (des)patologizando-a, decriptando seus segredos mais atrozes. Em tempos de posse de armas e de políticas de inimizade, Cei desengana as apostas do jogo munindo-se de um riso sarcástico-dialético-nietzschiano-machadiano.

Metafísica de Carrasco: pré-lançamento do livro de Vitor Cei

Friedrich Nietzsche, em Crepúsculo dos Ídolos (VI, §7), avaliou a história da filosofia ocidental como uma metafísica de carrasco, que interpreta a existência a partir das categorias de culpa e expiação da culpa, o que teria transformado o mundo em um vale de lágrimas promovido por “teólogos que continuam a infectar a inocência do vir-a-ser com noções de ‘punição’ e ‘culpa’, a partir do conceito de ‘ordem moral do mundo’”. O Cristianismo, escreve Nietzsche, é “uma metafísica de carrasco”.

Literatura do Espírito Santo: aula aberta com Andréia Delmaschio

A professora Andréia Delmaschio (IFES), que é escritora e vencedora do V Prêmio UFES de Literatura com o romance Ai de ti, Camburi, estará conosco na próxima segunda-feira para uma roda de conversa sobre sua obra literária.

Exposição de estudantes de Letras sobre genocídio em Gaza sofre depredação

Na manhã do dia 27 de agosto, apenas dois dias após a finalização da montagem, parte significativa de uma exposição organizada por estudantes do curso de Letras-Inglês da Ufes foi depredada e removida.

Oficina de invenção de futuros em duas manhãs no MAC_BA

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar gratuitamente de atividade dedicada a imaginar ficções e criar mundos 

Prêmio Capes de Teses

A Comissão Interna para análise das inscrições para indicação pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo ao Prêmio Capes de Teses, edição 2024 (teses defendidas em 2023), decidiu, à unanimidade, indicar a tese de Weverson Dadalto, intitulada "Violência e autoritarismo na literatura testemunhal de Bernardo Kucinski", defendida em 03 de julho de 2023, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Fabíola Padilha Simão Trefzger.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910