Metafísica de carrasco: dê-me um L1!
Se você não avaliará este livro para a Plataforma Sucupira, não é masoquista e não tem curiosidade mórbida, siga em frente sem ler. Compelle exire, contrariando Jesus em Lucas 14:23. Caso vá se debruçar sobre os indicadores formais de qualidade para classificação no Qualis Livro, facilito o seu trabalho — uma mão lava a outra. Pode confiar, como Abraão um dia confiou.
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear? Eu, que tenho sido vil — literalmente vil —, vil no sentido mesquinho e infame da vileza, garanto que Metafísica de carrasco atende a todos os critérios para enquadramento no maior estrato atribuído pela Capes, pois tem aderência à área de avaliação e ao perfil institucional estratégico do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, do qual sou professor permanente, atuando na linha de pesquisa Literatura: Escrita Criativa, Tradução e Ensino.
A editora é nacional e comercial, e o financiamento foi coletivo, com pré-venda na Benfeitoria. Indiretamente, houve financiamento parcial da Bolsa Pesquisador Capixaba, que o autor recebe desde agosto de 2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, mediante o Edital Fapes 03/2023, Processo E-docs 2022-71JG6, destinado à pesquisa da configuração do sistema literário capixaba, com ênfase no circuito autor-obra-público na região da Grande Vitória — circuito que o autor, agora, definitivamente passa a integrar como romancista.
O idioma é multilíngue (português, latim, grego, espanhol, inglês, francês e um desconhecido de demonolatria), com notas de rodapé que apresentam as traduções; o conselho editorial conta com membros nacionais; há informações sobre o autor (na orelha); houve parecer e revisão por pares (ver ficha técnica e agradecimentos); há índice remissivo; e os leitores e leitoras preferenciais são os mais experientes — dispostos a acolher o nível de complexidade da linguagem e do tratamento dos temas.
Como nunca se vence uma guerra lutando sozinho — e você sabe que a gente precisa entrar em contato —, o romance Metafísica de Carrasco é resultado de um trabalho em rede, em permanente colaboração com instituições e pessoas comprometidas com o livro e a leitura no Brasil. As entrevistas com mais de 120 escritores, elaboradas desde 2016 e publicadas em parceria com diversos coautores de redes de pesquisa nacionais, nos três livros da série Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas (Cousa, 2020, 2021, 2025) e na versão para o espanhol Noticia de la actual literatura brasileña: entrevistas seleccionadas (Caravana, 2024), foram um imenso aprendizado do processo criativo, da recepção, do mercado editorial, do sistema literário e das negociações entre seus agentes — autores, leitores, editores, livreiros, críticos e tradutores —, bem como das questões de gênero, do machismo, da homofobia, do racismo, da pandemia de covid-19, da sociedade e da política no Brasil e no mundo, entre outros fatores que têm produzido impactos no campo literário do país.
Por fim, o ensino da disciplina Escrita Criativa, para discentes de mestrado e doutorado, e dos Laboratórios de Criação Literária e Criação Literária: Gêneros, para as licenciaturas em Letras Neolatinas da Ufes, foi uma oportunidade dialógica de experimentação da criação literária nos aspectos teórico e prático, como processo formativo contínuo: "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende." (ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas).
