Escritores contemporâneos do Espírito Santo: lançamento coletivo de livros

A disciplina Literatura do Espírito Santo (2025-2), ministrada para a graduação em Letras-Inglês pelo professor Vitor Cei e para os cursos de mestrado e doutorado em Letras pelos professores João Claudio Arendt e Vitor Cei, apresentou fundamentos da teoria, análise e crítica da literatura do Espírito Santo, considerando o trabalho do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (NEPLES) e os debates internacionais sobre diversidade cultural regional. Ofereceu subsídios teórico-metodológicos para o estudo do regionalismo literário, da regionalidade e do circuito autor-obra-público na Grande Vitória.

No encerramento do curso, em 02 de fevereiro de 2026, de 9h às 11h, na Sala Multimídia Nazian Azevedo de Moraes (Biblioteca Central da Ufes), haverá lançamento coletivo de obras literárias de professores de literatura da Ufes que também são escritores, além de duas obras com produção editorial de Vitor Cei.

Andressa Zoi Nathanailidis, professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes, relança o livro Fotogramas (I) – Memoriais (Jordem, 2024). A obra traz uma compilação de 56 crônicas escritas pela autora desde o início dos anos 2000, incluindo outras mais recentes.

Juliana C. Alvernaz, professora do Departamento de Letras da Ufes, relança Farmaceia vazante (Laboriosa Produções Poéticas), seu primeiro livro de poemas, em que desmetaforiza o Phármakon de Platão.

Gaspar Paz, professor do Departamento de Teoria da Arte e Música (Centro de Artes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes, relança Impressões nômades (Cousa, 2025), seu primeiro livro de escritos poéticos, com impressões sobre as cidades do Rio de Janeiro e Vitória e ensaios poéticos sobre artes plásticas, cinema, poesia e música.

Marcus De Martini, professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes, relança O Gigante (Giostri, 2022), "comitragédia satírica em quatro atos e meio". Nessa dramaturgia, a linguagem oscila entre o obsceno e o poético, e as convenções do teatro clássico são puxadas até o ponto de ruptura, em que o teatro do absurdo se metamorfoseia em um realismo imediato e sem meias palavras.

Vitor Cei, professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes, promoverá seu romance de estreia, Metafísica de Carrasco (Catraia, 2026, no prelo), com lançamento previsto para fevereiro, além de dois livros produzidos por ele voluntariamente. O primeiro é O Peste (Catraia, 2026, no prelo), uma compilação das cybercharges de Marcio Vaccari, artista e professor de História na Escola Monteiro. O segundo é o romance Vó Nkomba, inédito de Hudson Ribeiro (1961–2021), autor homenageado no Brav@s Companheir@s e Fantasmas: XII Seminário Sobre o(a) Autor(a) Capixaba, previsto para agosto de 2026.

Tags: 

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910